Record TV: vizinhos do Rio Paraopeba sofrem com a falta d'água 20 meses após rompimento

Reportagem exibida na última sexta-feira, 2 de outubro, mostra como comunidades atingidas pelo rompimento da barragem da Vale vêm sofrendo com falta de água, que deveria ser garantida pela mineradora

Imagem: Record TV/Reprodução

A Record TV exibiu, na última sexta-feira, 2 de outubro, uma reportagem mostrando como comunidades atingidas pelo rompimento da barragem da Vale vêm sofrendo com falta de água, mesmo vivendo próximo ao Rio Paraopeba. O desastre afetou comunidades de Brumadinho a Três Marias.

Segundo relatos de moradores, na reportagem, a Vale não tem cumprido a decisão judicial que obrigou a mineradora a garantir o abastecimento de água nas regiões atingidas pelo colapso da barragem.

A reportagem conta um pouco do que Nívea Almeida, moradora de Cachoeira do Choro (Curvelo), tem vivido. No vídeo, ela mostra uma plantação com 350 pés de abacaxi secos, por falta de água, e também conta sobre outras perdas de cultivos, como pés de pitanga e mudas de coqueiro.

Eliana Marques, que também mora em Cachoeira do Choro (Curvelo), relata que, além de ter perdido a fonte de renda, perdeu animais por falta de água e ração.


O coordenador do Projeto Manuelzão e integrante do Gabinete de Crise da Sociedade Civil, Marcus Vinicius Polignano, falou a Record TV sobre o assunto

A Vale já foi condenada a reparar todos os danos decorrentes do colapso da barragem. E também deve garantir o fornecimento de água para consumo humano, de animais, atividades produtivas, além de ração, silagem e o pagamento de um auxílio emergencial.

Clique aqui para assistir à reportagem da Record TV.

Informação

Receba nossas notícias

e justiça social

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram

Tel: (31) 3409-9818

Gabinete de Crise  - Sociedade Civil - 2020