Coronavírus: testes na Vale em Itabira já encontraram 81 casos positivos

Testagem ampla dos funcionários revela quadro alarmante; informação é do Sindicato Metabase

Coletiva de anúncio no sindicato. Imagem: Sindicato Metabase

81 funcionários da Vale em Itabira, cidade de fundação da mineradora, testaram positivo para o novo coronavírus. A informação foi divulgada na última quinta-feira (21), pelo presidente do Sindicato Metabase de Itabira, André Viana. Segundo Viana, até a quinta-feira, a mineradora realizou 642 testes pra Covid-19.


Segundo mostrou o Metabase, o percentual de positivos constatado até agora, em três dias de testes, é de 12,6%. Se mantida essa média até o fim desse primeiro ciclo de exames, o número de casos pode bater a casa dos 900. A estimativa é de que até 9,7 mil trabalhadores, entre funcionários diretos da Vale e de empresas terceirizadas, sejam submetidos aos testes rápidos. De acordo com André Viana, a mineradora voltará a testar todos os colaboradores depois de 21 dias.


Entre os casos positivos, apenas oito apresentaram os anticorpos IgG, reagente que indica o fim do período de infecção e produção de anticorpos.


O presidente do sindicato demonstrou preocupação com o número de casos encontrados nos três primeiros dias de testes na área da mineradora. Ele informou ainda que todos os exames estão sendo feitos duas vezes em cada trabalhador, para ter maior índice de certeza dos resultados, e que familiares dos funcionários testados positivos para a doença também realização exames.


Uma reunião entre a direção do Sindicato Metabase e a Vale para traçar de ações a serem desenvolvidas dentro da empresa diante dos resultados está marcada para hoje (25).

Informação

Receba nossas notícias

e justiça social

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram

Tel: (31) 3409-9818

Gabinete de Crise  - Sociedade Civil - 2020